|
Estudo SLE
Incumbido pelo projeto Sustainet, um grupo do Centro de Formação Avançado em Desenvolvimento Rural (SLE) da Universidade Humboldt de Berlim realizará um estudo na Índia no período de julho a novembro de 2004.
Este grupo SLE está encarregado de desenvolver uma matriz de avaliação que será usada pelas organizações envolvidas no projeto Sustainet na África, América Latina e Ásia para a avaliação dos impactos do seu próprio trabalho realizado até agora na área da agricultura sustentável e para a apreciação do êxito das estratégias de disseminação. Este método constituirá um processo de auto-avaliação. O estudo é titulado:
"Auto-avaliação das melhores práticas e estratégias de disseminação na área da agricultura sustentável adaptada às condições locais"
Em cooperação com quatro organizações parceiras indianas (Agragamee em Orissa, Cecoedecon no Rajastão, Indo-German Bilateral Project Watershed Management em Délhi e Andra Pradesh, Navdanya em Uttaranchal), o grupo SLE desenvolverá uma metodologia que permitirá às organizações parceiras avaliar suas melhores práticas e estratégias de disseminação (scaling up) na área da agricultura sustentável e, com isto, seu potencial para o combate à fome.
Nisto, as abordagens definidas por cada uma das organizações para seu projeto poderão apresentar as mais diferentes características, variando desde soluções altamente técnicas até instrumentos complexos para a promoção da agricultura. Com base na identificação dos impactos - particularmente no que tange à redução do nível de pobreza e ao combate à fome - pretende-se discutir e em seguida documentar os fatores que promovem ou inibem a disseminação destas abordagens.
A matriz de avaliação deverá conduzir à elaboração de um manual que poderá ser usado ou adaptado para o uso em todas as regiões sob as mais variadas condições básicas e que deverá servir como base para o trabalho nas demais regiões-piloto do projeto Sustainet.
Além disso, o grupo SLE deverá desenvolver e testar um conceito de treinamento que futuramente colocará as organizações parceiras em condições de poder levar a cabo o processo de auto-avaliação.
Mais informações sobre SLE:
https://www.agrar.hu-berlin.de/sle
|
|